Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Joyce Carneiro Corrêa-
dc.date.accessioned2024-07-31T14:23:20Z-
dc.date.available2024-07-31T14:23:20Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationLeite, Joyce Carneiro Corrêa. O ensino da linguagem musical no terceiro setor: a criação do material didático-pedagógico para os projetos sociais / Joyce Carneiro Corrêa Leite.- Salvador, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39704-
dc.description.abstractThis Final Conclusion Work is a requirement for obtaining a Master's Degree at the Professional Postgraduate Program in Music at UFBA. The general objective is to reflect on my professional and academic trajectory, and present research products in the area of Music Education. In this way, the guiding question is answered: How to build a proposal for teaching musical language in the context of a social project that meets the needs of the Third Sector? This theme is justified because it expresses my experience as a musician and music educator, working in social projects in the state of Rio de Janeiro for seven years. The work methodology encompasses the following steps: the writing of the Memorial, the preparation of the Academic Article and the construction of the PPGPROM Final Product, which includes the authorial didactic-pedagogical material, organized in the Activity Notebook format, and has as an auxiliary proposal to the pedagogical practices of music educators who work in the highlighted context. From this perspective, the work aims to promote relevant reflections on creative and effective pedagogical practices for the Third Sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Música; Projeto Social; Linguagem Musicalpt_BR
dc.subject.otherMusic Teaching; Social Project; Musical Languagept_BR
dc.titleO ENSINO DA LINGUAGEM MUSICAL NO TERCEIRO SETOR: A CRIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA OS PROJETOS SOCIAISpt_BR
dc.title.alternativeTEACHING MUSICAL LANGUAGE IN THE THIRD SECTOR: DEVELOPING EDUCATIONAL MATERIAL FOR SOCIAL PROJECTSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programColeções por área do conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Konopleva, Ekaterina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277937295094172pt_BR
dc.contributor.referee1Konopleva, Ekaterina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277937295094172pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.referee3Gondim, Maria Thereza Pita-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072080171235304pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0294810899521756pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão Final apresenta-se como requisito para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA. O objetivo geral deste documento é refletir sobre a trajetória profissional e acadêmica, e apresentar produtos de pesquisa na área de Educação Musical. Dessa forma, responde-se à questão norteadora: Como construir uma proposta de ensino da linguagem musical no contexto de projeto social que atenda às necessidades do Terceiro Setor? A escolha do tema justifica-se por expressar minha vivência como musicista e educadora musical, com atuação em projetos sociais no estado do Rio de Janeiro ao longo de sete anos. A metodologia do trabalho engloba os seguintes passos: a escrita do Memorial, a elaboração do Artigo Acadêmico e a construção do Produto Final do PPGPROM, que contempla o material didático-pedagógico autoral, organizado em formato de Caderno de Atividades, tendo como proposta auxiliar as práticas pedagógicas dos educadores musicais que atuam no contexto em destaque. Nessa perspectiva, o trabalho visa promover as reflexões relevantes sobre as práticas pedagógicas criativas e eficazes para o Terceiro Setor.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF FINAL 07.07.2024.pdf7,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.