Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Raidalva da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T12:43:34Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10 | - |
dc.date.available | 2024-08-09T12:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39778 | - |
dc.description.abstract | The study seeks to expand the understanding of how children in the literacy process, who already phonetize writing, face challenges when writing words with nasal or nasalized vowels in Brazilian Portuguese. It is anchored in the psychogenetic framework and concerns the appropriation of writing by children in the literacy process. It has its origins in research carried out by Ferreiro and Zen (2022), which inaugurated the investigation into the particularities of the process of acquiring writing in Brazilian Portuguese. The participating children were enrolled in 1st year elementary school classes and were between 6 and 7 years old. It is presented as an exploratory research, conducted by the clinical-critical method through semi-structured interviews, in a qualitative approach, which used semi-structured interviews as data collection procedures. Data analysis allowed us to observe the children's original solutions when faced with the challenges of writing words with nasal and nasalized vowels. The results demonstrated that children in the process of appropriating writing conceptualize and reconceptualize writing and produce coherent and pertinent solutions to represent vowel nasality even when they are not yet concerned with the orthographic aspects of the language. | pt_BR |
dc.description.abstract | El estudio busca ampliar la comprensión de cómo los niños en proceso de alfabetización, que ya fonetizan la escritura, enfrentan desafíos al escribir palabras con vocales nasales o nasalizadas en portugués brasileño. Está anclado en el marco psicogenético y se refiere a la apropiación de la escritura por parte de los niños en el proceso de alfabetización. Tiene su origen en la investigación realizada por Ferreiro y Zen (2022), que inauguró la investigación sobre las particularidades del proceso de adquisición de la escritura en portugués brasileño. Los niños participantes estaban matriculados en 1er año de educación primaria y tenían entre 6 y 7 años. Se presenta como una investigación exploratoria, realizada por el método clínico-crítico, en un enfoque cualitativo, que utilizó entrevistas semiestructuradas como procedimientos de recolección de datos. El análisis de los datos permitió observar las soluciones originales de los niños ante los desafíos de escribir palabras con vocales nasales y nasalizadas. Los resultados demostraron que los niños en el proceso de apropiación de la escritura conceptualizan y reconceptualizan la escritura y producen soluciones coherentes y pertinentes para representar la nasalidad vocálica incluso cuando aún no se preocupan por los aspectos ortográficos de la lengua. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Escrita - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Nasalidade - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Literacy | pt_BR |
dc.subject.other | Writing - Edcucational aspects | pt_BR |
dc.subject.other | Nasality - Edcucational aspects | pt_BR |
dc.title | Os desafios impostos pela nasalidade vocálica no processo de apropriação da escrita no português brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Psicologia do ensino e da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Métodos e técnicas de ensino | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Psicolinguistica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino e aprendizagem na sala de aula | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zen, Giovana Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6443852511866889 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Zen, Giovana Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Scarpa, Regina Lúcia Poppa | - |
dc.contributor.referee3 | Molinari, María Claudia | - |
dc.contributor.referee4 | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0763685754292417 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo busca ampliar a compreensão sobre como crianças em processo de alfabetização, que já fonetizam a escrita, enfrentam desafios ao escrever palavras com vogais nasais ou nasalizadas no Português Brasileiro. Está ancorado no marco psicogenético e ocupa-se pela apropriação da escrita pelas crianças em processo de alfabetização. Tem sua origem na pesquisa realizada por Ferreiro e Zen (2022), que inaugura a investigação sobre as particularidades do processo de aquisição da escrita no Português Brasileiro. As crianças participantes estavam matriculadas em classes do 1º ano do Ensino Fundamental e tinham entre 6 e 7 anos de idade. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória, conduzida pelo método clínico-crítico, na abordagem qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas como procedimentos de levantamento de dados. A análise dos dados permitiu observar as soluções originais das crianças diante dos desafios para escrever palavras com vogais nasais e nasalizadas. Os resultados demonstraram que crianças em processo de apropriação da escrita conceitualizam e reconceitualizam a escrita e produzem soluções coerentes e pertinentes para representar a nasalidade vocálica, mesmo quando ainda não estão preocupadas com os aspectos ortográficos da língua. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
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dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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