Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Raidalva da-
dc.date.accessioned2024-08-09T12:43:34Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-08-09T12:43:34Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39778-
dc.description.abstractThe study seeks to expand the understanding of how children in the literacy process, who already phonetize writing, face challenges when writing words with nasal or nasalized vowels in Brazilian Portuguese. It is anchored in the psychogenetic framework and concerns the appropriation of writing by children in the literacy process. It has its origins in research carried out by Ferreiro and Zen (2022), which inaugurated the investigation into the particularities of the process of acquiring writing in Brazilian Portuguese. The participating children were enrolled in 1st year elementary school classes and were between 6 and 7 years old. It is presented as an exploratory research, conducted by the clinical-critical method through semi-structured interviews, in a qualitative approach, which used semi-structured interviews as data collection procedures. Data analysis allowed us to observe the children's original solutions when faced with the challenges of writing words with nasal and nasalized vowels. The results demonstrated that children in the process of appropriating writing conceptualize and reconceptualize writing and produce coherent and pertinent solutions to represent vowel nasality even when they are not yet concerned with the orthographic aspects of the language.pt_BR
dc.description.abstractEl estudio busca ampliar la comprensión de cómo los niños en proceso de alfabetización, que ya fonetizan la escritura, enfrentan desafíos al escribir palabras con vocales nasales o nasalizadas en portugués brasileño. Está anclado en el marco psicogenético y se refiere a la apropiación de la escritura por parte de los niños en el proceso de alfabetización. Tiene su origen en la investigación realizada por Ferreiro y Zen (2022), que inauguró la investigación sobre las particularidades del proceso de adquisición de la escritura en portugués brasileño. Los niños participantes estaban matriculados en 1er año de educación primaria y tenían entre 6 y 7 años. Se presenta como una investigación exploratoria, realizada por el método clínico-crítico, en un enfoque cualitativo, que utilizó entrevistas semiestructuradas como procedimientos de recolección de datos. El análisis de los datos permitió observar las soluciones originales de los niños ante los desafíos de escribir palabras con vocales nasales y nasalizadas. Los resultados demostraron que los niños en el proceso de apropiación de la escritura conceptualizan y reconceptualizan la escritura y producen soluciones coherentes y pertinentes para representar la nasalidad vocálica incluso cuando aún no se preocupan por los aspectos ortográficos de la lengua.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscrita - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subjectNasalidade - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherLiteracypt_BR
dc.subject.otherWriting - Edcucational aspectspt_BR
dc.subject.otherNasality - Edcucational aspectspt_BR
dc.titleOs desafios impostos pela nasalidade vocálica no processo de apropriação da escrita no português brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia do ensino e da aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e técnicas de ensinopt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicolinguisticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino e aprendizagem na sala de aulapt_BR
dc.contributor.advisor1Zen, Giovana Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443852511866889pt_BR
dc.contributor.referee1Zen, Giovana Cristina-
dc.contributor.referee2Scarpa, Regina Lúcia Poppa-
dc.contributor.referee3Molinari, María Claudia-
dc.contributor.referee4Trindade, Lúcia Gracia Ferreira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0763685754292417pt_BR
dc.description.resumoO estudo busca ampliar a compreensão sobre como crianças em processo de alfabetização, que já fonetizam a escrita, enfrentam desafios ao escrever palavras com vogais nasais ou nasalizadas no Português Brasileiro. Está ancorado no marco psicogenético e ocupa-se pela apropriação da escrita pelas crianças em processo de alfabetização. Tem sua origem na pesquisa realizada por Ferreiro e Zen (2022), que inaugura a investigação sobre as particularidades do processo de aquisição da escrita no Português Brasileiro. As crianças participantes estavam matriculadas em classes do 1º ano do Ensino Fundamental e tinham entre 6 e 7 anos de idade. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória, conduzida pelo método clínico-crítico, na abordagem qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas como procedimentos de levantamento de dados. A análise dos dados permitiu observar as soluções originais das crianças diante dos desafios para escrever palavras com vogais nasais e nasalizadas. Os resultados demonstraram que crianças em processo de apropriação da escrita conceitualizam e reconceitualizam a escrita e produzem soluções coerentes e pertinentes para representar a nasalidade vocálica, mesmo quando ainda não estão preocupadas com os aspectos ortográficos da língua.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesABAURRE, M. B. M.; PAGOTTO, E. G. Nasalização fonética e variação. In: ABAURRE, M. B. M. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil: a construção fonológica da palavra. Contexto, 2013. v. VII. p. 141-164. AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. INAF BRASIL 2018: Resultados preliminares. 2018. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/publicacoes/indicador-de-alfabetismo-funcional-inaf-brasil-2018/ Acesso em: 1 out. 2023. ARGUERO, C. D. La obra de Emilia Ferreiro. Una revolución conceptual sobre el lenguaje escrito. Lingüística Mexicana Nueva Época. v. VI, n. 1, p. 195. Enero-Junio, 2024. BATTISTI, E. A nasalização no português brasileiro e a redução dos ditongos nasais átonos: uma abordagem baseada em restrições, Porto Alegre, 1997. Tese (doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. BLANCHE-BENVENISTE, C. A escrita, irredutível a um código. In: FERREIRO, E. (Org.) Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 13-26. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Notas sobre o Brasil no Pisa 2022. Brasília, DF: Inep, 2023. CÂMARA JR., J. M. Estrutura da Língua Portuguesa. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1992. CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Plataforma Sucupira. Brasília, DF: CAPES, 2022c. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ Acesso em: 1 set. 2022. CASTEDO, M. Alfabetización inicial: teorías, investigaciones y prácticas de enseñanza. Un campo de complejas interrelaciones. 2019. Disponível em: https://wac.colostate.edu/docs/books/wrab2017/castedo.pdf Acesso em: 14 nov. 2022. CHIZZOTTI Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. 2003; 16(2):221-236. ISSN: 0871-9187. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416210. Acesso em: 19 nov. de 2023. COSTA, W. M. M. S. Fono (alvo): a nasalidade em jogo. 2021. Dissertação (mestrado em Letras) – UFS. Aracaju, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ Acesso em: 1 set. 2022. DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 17. ed. São Paulo: Cortez, 1991. FERREIRO, Emilia. Desenvolvimento da alfabetização: psicogênese. In: GOODMAN, Y. M. Como as crianças constroem a leitura e a escrita: perspectivas piagetianas. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. FERREIRO, Emilia. Atualidades de Jean Piaget. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001a. FERREIRO, Emilia. Cultura escrita e educação. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001b. FERREIRO, Emilia (org.). Relações de (in)ter dependência entre oralidade e escrita. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2003. FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013. FERREIRO, Emilia. Research perspectives in beginning literacy. Methodological and epistemic dichotomies. [Prospectivas en investigación sobre alfabetización inicial. Dicotomías metodológicas y epistemológicas], Infancia y Aprendizaje (2019) 42:1, 1-36, DOI: 10.1080/02103702.2018.1550174 Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1080/02103702.2018.1550174 Acesso em: 14 out. 2023. FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. FERREIRO, E.; VERNON, S. Desenvolvimento da escrita e consciência fonológica: uma variável ignorada na pesquisa sobre consciência fonológica. In: FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013. FERREIRO, E; ZEN, G. Desenvolvimento da escrita em crianças brasileiras. Revista Práxis educacional, v. 18, n. 49, jun/2022. Porto Alegre: Artmed, 2002. GARCÍA, R. O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e municípios. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https:// https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/itaberaba.html. Acesso em: 06 ago. 2022. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Coordenação de População e Indicadores Sociais Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/noticias-censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=1233&t=educacao-melhora-ainda-apresenta-desafios&view=noticia. Acesso em: 14 nov. 2022. LEAL, V. O. S. O apagamento das nasais em posição coda silábica ne escrita de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (mestrado em Letras) – UESPI. Teresina, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ Acesso em: 1 set. 2022. MIRANDA, A. R. M.; MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da Fala e da Escrita: relações com a Fonologia. Cadernos de Educação, n. 35. p. 359-405. 2010. MORAES, J. A. Produção e percepção das vogais nasais. In: ABAURRE, M. B. M. (org.) Gramática do português culto falado no Brasil: a construção fonológica da palavra. Contexto, 2013. v. VII. p. 95-112. NASALIDADE. In: Dicionário de Termos Linguísticos, Portal da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=terminology&act=view&id=96. Acesso em: 18 mar. 2023. NASALIZAÇÃO. In: Dicionário de Termos Linguísticos, Portal da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=terminology&act=view&id=96. Acesso em: 18 mar. 2023. RODRIGUES, E. M. B. A Nasalidade na escrita de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental I – Descrição e Intervenção Pedagógica. 2016. Dissertação (mestrado em Letras) – UFU. Uberlândia, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ Acesso em: 1 set. 2022. SILVA, T. C. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2003. ZEN, G. Intervenção docente: por um ensino contextualizado e reflexivo. Revista Práxis educacional, v. 19, n. 50, dez/2023. ZUNINO, D. E.; PIZANI, P. A aprendizagem da língua escrita na escola: reflexões sobre a proposta pedagógica construtivista. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raidalva da Silva_Dissertação.pdfDissertação1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.