Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | França Filho, Genauto Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Peters, Luis Antônio Schmitt | - |
dc.creator | Peters, Luis Antônio Schmitt | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-12T17:40:16Z | - |
dc.date.available | 2013-04-12T17:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9699 | - |
dc.description | p. 1-120 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende examinar algumas dimensões em comum entre o modelo
paraeconômico, proposto por Guerreiro Ramos, e o modelo constituído a partir da dádiva
antropológica, apontada por Marcel Mauss. Pretende-se conduzir este exame mediante uma
exploração teórica comparada dos seus principais conceitos e categorias. O objetivo é o de
subsidiar análises organizacionais multidimensionais, no campo da Administração e da Teoria
Organizacional, buscando o estabelecimento de uma aproximação entre tais modelos. O
modelo paraeconômico tem por premissa a existência da racionalidade substantiva em
oposição à racionalidade meramente instrumental, e propõe a delimitação de sistemas sociais
segundo as suas finalidades, objetivos e características. A partir de polaridades entre a
orientação individual ou coletiva e o grau de prescrição social são configurados tipos ideais
(weberianos) dos sistemas sociais da paraeconomia. A paraeconomia propõe, ainda, políticas
substantivas de adequada alocação de recursos para diversos sistemas de vida humana
associada e organizações. O modelo baseado na dádiva antropológica, onde esse fenômeno é
identificado como o elemento coesivo primário das sociedades humanas, tem como premissa
e suporte conceitual de suas múltiplas e paradoxais configurações de sistemas sociais a tríade
verbal dar – receber – retribuir, segundo o grau de obrigação ou liberdade e de interesse ou
desinteresse na manutenção do laço social. Este constructo, por sua vez, dá base teórica a
sistemas sociais orientados por múltiplas dimensões, onde o econômico se acha entrelaçado e
subordinado aos demais aspectos da vida social, como o político, o social, o religioso etc. A
comparação dos fundamentos de cada modelo mostra que a razão incorpora elementos da
dádiva, enquanto esta é capaz de demonstrar a racionalidade de ações aparentemente
irracionais sob uma ótica do interesse econômico, ou a irracionalidade efetiva de ações
aparente e ou temporariamente racionais. Ambos os paradigmas procuram articular as tensões
entre o nível individual e o nível coletivo, segundo variados graus de determinação pela
estrutura ou norma social. A guisa de conclusão, procura-se discutir algumas implicações
desses modelos para a análise organizacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/luis_antonio_peters.pdf | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Paraeconomia | pt_BR |
dc.subject | Dádiva | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Organization | pt_BR |
dc.subject | Paraeconomy | pt_BR |
dc.subject | Gift | pt_BR |
dc.title | Guerreiro Ramos e dádiva: explorando caminhos críticos em análise organizacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA)
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