Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vitor Luís Marques dos-
dc.date.accessioned2023-12-11T19:38:01Z-
dc.date.available2023-12-11T19:38:01Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38634-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to discuss the first perceptions about the teaching practice of the History of Law curriculum component, under the Law degree at the Federal University of Bahia, from the perspective obtained with the exercise of the student activity entitled academic monitoring, whose objective is The main goal is to promote the integration in the student-teacher relationship with university teaching, research and extension activities. Therefore, it is necessary to contextualize the critical debate on hegemonic curricular practices around contemporary legal education and the processes of dispute for the affirmation of the autonomy / relevance of legal historiography for student education. However, we point out the need to use theoretical-methodological-symbolic-epistemological contributions to construct a Jushistoric narrative that rejects positivist, anachronistic, ethnocentric, racist and epistemicidal values, where the relationship between law, history and diversity can be integrated. the new block of law schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEducação Jurídicapt_BR
dc.subjectEnsino de História do Direitopt_BR
dc.subjectPráticas Curricularespt_BR
dc.subjectEpistemologia jurídicapt_BR
dc.subject.otherLegal Educationpt_BR
dc.subject.otherHistory of Law Teachingpt_BR
dc.subject.otherCurriculum Practicespt_BR
dc.subject.otherLegal epistemologypt_BR
dc.titleRasurando as narrativas oficiais: uma crítica à teoria historiografica do direito a partir da presença de estudantes negros na Faculdade Livre de Direito da Bahia no pós aboliçãopt_BR
dc.title.alternativeScratching the official narratives: A critique of the Historiographical Theory of Law from the presence of black students at the Free Law School of Bahia in the post-abolition.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Maurício Azevedo de-
dc.contributor.referee1Araújo, Maurício Azevedo de-
dc.contributor.referee2Vida, Samuel Santana-
dc.contributor.referee3Sá, Gabriela Barretto de-
dc.description.resumoO trabalho tem como escopo discutir as primeiras percepções acerca da prática de ensino do componente curricular História do Direito, no âmbito da graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia, a partir do olhar obtido com o exercício da atividade discente intitulada monitoria acadêmica, cujo objetivo central é promover a integração na relação estudantedocente às atividades universitárias de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, aqui, faz-se mister contextualizar o debate crítico sobre as práticas curriculares hegemônicas em torno da educação jurídica contemporânea e os processos de disputa pela afirmação da autonomia/relevância da historiografia jurídica para a formação discente. Aponta-se, entretanto, a necessidade de emprego de aportes teórico-metodológicos-simbólicos-epistemológicos para construção de uma narrativa jushistórica que rechace os valores positivistas, anacrônicos, etnocêntricos, racistas e epistemicidas, onde a relação entre direito, história e diversidade possa integrar a nova quadra das faculdades de direito.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseDIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITOR LUIS MARQUES DOS SANTOS.pdf838,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons