Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38958
Tipo: | Tese |
Título: | Cenários e perspectivas da formação continuada docente na política dos centros de atendimento educacional especializado no município de Salvador-BA |
Autor(es): | Machado, Taiane Abreu |
Primeiro Orientador: | Bordas, Miguel Angel García |
metadata.dc.contributor.referee1: | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barbosa, Regiane da Silva |
metadata.dc.contributor.referee4: | Barreto, Mônica Isabela de Cerqueira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Oliveira, João Danilo Batista de |
Resumo: | Esta tese é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como se estabelece a formação continuada docente oferecida pelos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) no município de Salvador-BA. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se com um enfoque de estudo de caso e por uma abordagem metodológica qualitativa, composta por objetivos que investigaram os documentos que orientam o estabelecimento da oferta formativa contínua pelos CAEEs, reconhecendo sua importância para o processo de inclusão escolar. Tivemos como lócus da pesquisa 5 instituições da Organização da Sociedade Civil (OSC) que funcionam como CAEE, sediados no município de Salvador, estado da Bahia, além da análise da política que trata da temática em questão, foram entrevistadas cinco profissionais que atuam de forma direta na composição das formações continuadas. Como resultado, a pesquisa revelou que os CAEEs participantes da pesquisa têm buscado garantir a oferta e a execução das formações continuadas em Educação Especial mediante o acordo de cooperação em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Salvador-BA. No entanto, por causa da falta de condições concretas, materiais e algumas lacunas comunicativas, a participação efetiva dos docentes nestas formações contínuas ainda não está consolidada com equidade de oportunidades e direitos, mesmo compreendendo o esforço dos CAEEs em atuar de forma ativa nas ações formativas. |
Abstract: | This thesis is the result of a research that aimed to analyze how to establish the continuing teacher education offered by Specialized Educational Care Centers in the city of Salvador-BA. To do so, this research is characterized by a case study approach and a qualitative methodological approach, composed of objectives that investigated the documents that guide the establishment of the continuous training offer by the importance for the process of school inclusion. We had as locus of the research 5 institutions of the Civil Society Organization (OSC) that work as CAEE, based in the city of Salvador, state of Bahia, in addition to the analysis of the policy that deals with the subject in question, were interviewed five professionals who work directly in the composition of continuing education. As a result, the research revealed that the CAEEs participating in the research have sought to ensure the offer and execution of continuing education in Special Education through the cooperation agreement in partnership with the Municipal Education Department of Salvador-BA. However, because of the lack of concrete conditions, materials and some communication gaps, the effective participation of teachers in these continuous training is not yet consolidated with equity of opportunities and rights, understanding the effort of the CAEEs to act actively in training actions. |
Palavras-chave: | Formação continuada docente Centros de Atendimento Educacional Especializado Educação Especial Inclusão Escolar Educação especial - Aspectos políticos Atendimento educacional especializado - Salvador (BA) Professores - Formação |
CNPq: | Educação Ciências humanas Tópicos específicos em educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38958 |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE - Taiane Abreu Machado.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.