Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Elisabeth Maria de-
dc.date.accessioned2024-02-26T14:57:07Z-
dc.date.available2024-02-26T14:57:07Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39083-
dc.description.abstractThe present work is constituted of an inquiry about the Paideia in the pedagogical activity of the philosopher, it’s starting from a historical context and introducing the question of the human formation. Paideia is a Greek term commonly translated as 'education', the human education as such, that seeks to develop all capacity, which if it lasts for a lifetime in order to perfectly fulfill the human ideal. The Greeks were concerned with the formation of the human person, that is, with your improvement and refinement. Therefore, this education was aimed at the improvement of areté (virtue). For thematize this question, three chapters were built that embody this monography: “Education in Archaic Greece”; “The influence of orality in the education offered by the sophists” and “The influence of orality in the education thought by the philosopher”. The construction of these chapters leads to the discussion about “Know yourself” and the classic statement by Socrates “A life without examination is unworthy”. Socratic philosophy corresponds to this way of living by reflecting and dialoguing with others, that is, a spiritual exercise, an active reflection whose purpose is to arrive with other men at an intelligence, the supreme value of life, the perfection of the soul. It is a bibliographic and historical-critical study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPaideiapt_BR
dc.subjectAretépt_BR
dc.subjectGrécia Arcaicapt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.subject.otherPaideiapt_BR
dc.subject.otherAretept_BR
dc.subject.otherArchaic Greecept_BR
dc.subject.otherPersuasionpt_BR
dc.titleA Paideia na atividade pedagógica do filósofopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gislene Vale dos-
dc.contributor.referee1Ferreira, Elizia Cristina-
dc.contributor.referee2Lima, Alessandra Carbonero-
dc.contributor.referee3Santos, Gislene Vale dos-
dc.description.resumoO presente trabalho se constitui de uma indagação sobre a Paideia na atividade pedagógica do filósofo, partindo de um contexto histórico e introduzindo a questão da formação humana. Paideia é um termo grego comumente traduzido por ‘educação’, a educação humana como tal, aquela que busca desenvolver toda sua capacidade, que se perdura por toda a vida a fim de realizar perfeitamente o ideal humano. Os gregos se preocupavam com a formação da pessoa humana, ou seja, com sua melhoria e seu refinamento. Sendo assim, essa educação era voltada para o aperfeiçoamento da areté (virtude). Para tematizar esta indagação foram construídos três capítulos que dão corpo a esta monografia: “A educação na Grécia Arcaica”; “A influência da oralidade na educação oferecida pelos sofistas” e “A influência da oralidade na educação pensada pelo filósofo”. A construção destes capítulos desembocam na discussão acerca do “Conhece a ti mesmo” e a clássica declaração de Sócrates “Uma vida sem exame é indigna”. A filosofia socrática corresponde a essa maneira de viver refletindo e dialogando com os demais, ou seja, a um exercício espiritual, uma reflexão ativa que tem como propósito chegar com outros homens a uma inteligência, o valor supremo da vida, o aperfeiçoamento da alma. Trata-se de estudo bibliográfico e histórico-crítico.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesBERGSON, Henri. Sócrates. In: Curso sobre a filosofia grega. Tradução de Bento Prado Neto. 2ª edição. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes. 2019. CASERTANO, G. Sofista. Tradução José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2010. CASSIN, Barbara. Ensaios Sofísticos. Tradução A. L. Oliveira e L. C. Leão. São Paulo: Siciliano, 1990. CORNFORD, F. M. Principium Sapientiae: as origens do pensamento filosófico grego. Tradução de Maria Manuela Rocheta dos Santos. 2ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 1981. DENIS, Huisman. Sócrates. Tradução: Nicolas Nyimi Campanário. São Paulo. Edições Loyola, 2006. DETIENNE, Marcel: Mestres de verdade na Grécia Arcaica: como abertura de volta à boca da verdade. Traduçao de Ivone C. Beneditte. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes. 2013. GÓRGIAS. Elogio de Helena. Apresentação e tradução Dinucci, Ethica, Rio de Janeiro, vol. 16, nº 2, p. 201-212, 2009 GUTHRIE, W. K. C. Os Sofistas. Tradução: João Rezende Costa. São Paulo. Paulus, 1995 HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga? Tradução Dion Davi Macedo. São Paulo: Edições Loyola, 6ª edição. 2014. ________ Elogio de Sócrates. Tradução Loraine Oliveira e Flávio Fontenelle Loque. São Paulo: Edições Loyola, 2012. JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2013. KERFERD, G. B. O Movimento Sofista. Tradução: Margarida Oliva. Edições Loyola. São Paulo, 2003. KOHAN, W. O. Sócrates e a educação: o enigma da filosofia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Pensadores e educação) MARROU, Henri-Irénée. História da educação na antiguidade. Tradução de Mario Leonidas Casanova. Campinas, São Paulo. Kirion, 2017. PLATÃO. Apologia de Sócrates. Texto grego John Burnet; tradução: Carlos Alberto Nunes; 3ª edição. Revisada e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2015. _______. Segundo Alcibíades. Texto grego John Burnet; tradução: Carlos Alberto Nunes; 4ª edição. Revisada e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2015. _______. Fedro. Texto grego John Burnet; tradução Carlos Alberto Nunes; 3ª edição. Revisada e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2011. _______. Mênon. Texto grego John Burnet; tradução Carlos Alberto Nunes; 3ª edição. Revisada e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2020. _______. Eutífron. Texto grego John Burnet; tradução: Carlos Alberto Nunes; 3ª edição. Revisada e bilíngue. Belém. Ed. Ufpa, 2015. _______. Carta VII, tradução do grego e notas de José Trindade Santos e Juvino Maia Jr. – Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2008. ROMEYER-DHERBEY, Gilbert. Os Sofistas. Tradução de João Amado. São Paulo, 1986 SANTOS, José Trindade. Para ler Platão: a ontoepistemologia dos diálogos socráticos. Tomo I. 2ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2012. (Coleção estudos platônicos) TRABATTONI, Franco. Oralidade e escrita em Platão. Tradução de Roberto Bolzani Filho, Fernando Eduardo de Barros Rey Puente. São Paulo. Discurso Editorial. Ilhéus. Editus, 2003. UNTERSTEINER, M. A obra dos sofistas: uma interpretação filosófica. São Paulo: Paulus, 2012. VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Tradução de Isis Borges B. da Fonseca. 24ª edição. Rio de Janeiro. Difel. 2018 __________ Entre Mito e Política. Tradução de Cristina Murachc. 2ª edição. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo. 2002 __________. Mito e Pensamento entre os gregos: estudos de psisicologia histórica. Tradução de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1990.. WOLFF, F. Filosofia grega e democracia. In: Revista do Departamento de Filosofia da FFLCH da USP: POLIS, 1983.pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseFILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Elisabeth_Maria_de_Souza.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.