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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39251
Tipo: | Dissertação |
Título: | EU TENHO QUE ESTAR ONDE EU QUERO ESTAR: REFLEXÕES DE GÊNERO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM CRIAÇÕES DRAMATÚRGICAS E MONTAGENS CÊNICAS |
Título(s) alternativo(s): | I HAVE TO BE WHERE I WANT TO BE: GENDER REFLECTIONS ON THE REPRESENTATION OF WOMEN IN DRAMATURGICAL CREATIONS AND STAGE PRODUCTIONS TENGO QUE ESTAR DONDE QUIERO ESTAR: REFLEXIONES DE GÉNERO SOBRE LA REPRESENTACIÓN DE LAS MUJERES EN LAS CREACIONES DRAMATÚRGICAS Y LAS PRODUCCIONES ESCÉNICAS |
Autor(es): | Vega, Íris Barbosa Faria Almeida |
Primeiro Orientador: | Mascarenhas, George |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mascarenhas, George |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bezerra, Antônia Pereira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Fagundes, Patrícia |
Resumo: | Este trabalho apresenta discussões referentes às presenças de personagens mulheres e das mulheres nas criações de textos teatrais a partir de questionamentos de gênero embasados em perspectivas feministas. Ao longo do trabalho é discutida a seguinte questão: Como configurar estratégias de análise para peças teatrais e montagens cênicas que proponham a discussão e desconstrução de questões de gênero enquanto categoria de análise, considerando-se especialmente o modo como as mulheres são representadas artisticamente? Para tanto, são expostas pesquisas que apresentam desigualdade de gênero em diferentes linguagens artísticas, notadamente nas artes visuais e no cinema e, em outros países, também no teatro. Em seguida, é introduzido um breve estado da arte referente às produções acadêmicas de pesquisadoras brasileiras que, nas artes cênicas, abordam as questões de gênero, assim como são apresentas algumas obras artísticas e grupos teatrais que exploram essas temáticas na cidade de Salvador. Tendo em vista desenvolver critérios de análise para os espetáculos teatrais, é contextualizado e discutido o Teste de Bechdel-Wallace, que inspirou a criação do exercício-teste FariaVega. O Teste Faria-Vega consiste na proposição de um instrumento de análisecom caráter de jogo a ser aplicado em textos dramatúrgicos e espetáculos teatrais, tendo em vista contribuir para as discussões de gênero no teatro. O teste é aplicado nos textos dramatúrgicos Casa de Bonecas, As Velhas, Noivas, A Mulher Como Campo de Batalha e em três espetáculos selecionados, A Primeira Vista, Ânsia e Refazendo Salomé. As conclusões desse trabalho expõem ferramentas presentes nas epistemologias teatrais como dispositivos de desconstrução de dicotomias presentes nos paradigmas de gênero, apontando a importância da presença de mulheres e da atenção para o modo como estão as personagens mulheres estão representadas em cena. |
Abstract: | The present work deals with the presence of women and female characters in drama and theatre productions, based on gender questions from a feminist perspective. Throughout the work, the following question is addressed: How strategies of analysis can be set up in plays and productions that approach the discussion and deconstruction of gender issues as a category of analysis, especially considering how women are artistically represented? Therefore, research works that present gender inequality in different artistic languages are discussed, notably in the visual arts, cinema and, in other countries, for theatre. Then, a brief state of the art is introduced regarding the academic productions of Brazilian researchers who, in the performing arts, address gender issues as well as some artistic works and theatre groups that explore those themes in the city of Salvador. To develop analytical criteria for theatrical performances, the Bechdel-Wallace Test, which inspired the creation of the Faria-Vega test exercise, is contextualized, and discussed. The Faria-Vega Test consists of a game-like proposition of analysis tool to be applied in dramaturgical scripts and theatrical performances, to contribute to gender discussions in theatre. The test was applied in the plays such as Casa de Bonecas, As Velhas, Noivas, A Mulher Como Campo de Batalha and in three selected productions, A Primeira Vista, Ânsia and Refazendo Salomé. As a result, tools that are present in theatrical epistemologies as devices for deconstructing dichotomies in gender paradigms are presented, pointing out the importance of female presence and the attention to the way in which women characters are represented on stage |
Palavras-chave: | Teatro feminista Mulheres no teatro Teste de Bechdel-Wallace |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
Citação: | FARIA VEGA, Íris. EU TENHO QUE ESTAR ONDE EU QUERO ESTAR: REFLEXÕES DE GÊNERO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM CRIAÇÕES DRAMATÚRGICAS E MONTAGENS CÊNICAS. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39251 |
Data do documento: | 30-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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