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dc.creatorMacêdo, Alam Rosato-
dc.date.accessioned2024-04-19T11:48:06Z-
dc.date.available2023-12-22-
dc.date.available2024-04-19T11:48:06Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39288-
dc.description.abstractIn this work, a new method for quasi-static modeling of competition vehicles was developed. The method uses only information that is readily available for amateur automotive competition categories. An optimization problem was formulated to determine the optimal trajectory and a new optimization method was developed to perform the trajectory optimization. This new method (Double Gradient Method) makes it possible to predict racing lines described by cubic splines (problems solved in most cases by stochastic methods) in a similar time as deterministic methods. Solving the minimum lap time problem using a graphical optimization method proved to be feasible and applicable. The double gradient method was evaluated against four other optimization methods capable of graphically optimizing the trajectory and was the only one that could run the simulation in a timely manner, allowing the analysis to be performed during sporting events.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectTempo de Voltapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectTempo Mínimo de Manobrapt_BR
dc.subject.otherSimulationpt_BR
dc.subject.otherTrip Turn Timept_BR
dc.subject.otherOptimizationpt_BR
dc.subject.otherMinimum Maneuver Timept_BR
dc.titleDesenvolvimento de novo modelo veicular quase-estático e novo algoritmo de otimização para a predição do tempo mínimo de voltapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a new quasi-static vehicle model and new optimization algorithm for minimum turn trip time predictionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICApt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Filho, Marcus Vinicius Americano da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240431566817617pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Filho, Marcus Vinicius Americano da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240431566817617pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Daniel Diniz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253094347859764pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Gustavo Artur de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9824493377082772pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575104557235437pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, um novo método para a modelagem quase-estática de veículos de competição foi desenvolvido. O método utiliza apenas informações facilmente disponíveis para categorias amadoras de competição automotiva. Um problema de otimização foi formulado para determinar o traçado ótimo e um novo método de otimização foi desenvolvido para realizar a otimização do traçado. Este novo método (Método do Gradiente Duplo) permite prever linhas de corrida descritas por splines cúbicas (problemas resolvidos na maioria dos casos por métodos estocásticos) em tempo semelhante aos métodos determinísticos. Solucionar o problema de minimização do tempo de volta utilizando um método gráfico de otimização mostrou ser viável e aplicável. O método do Gradiente Duplo foi avaliado em comparação a quatro outros métodos de otimização capazes de otimizar o traçado graficamente e foi o único a executar a simulação em tempo hábil para que a análise possa ser executada durante eventos esportivos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.relation.referencesMACÊDO, Alam Rosato.Desenvolvimento de Novo Modelo Veicular Quase-Estático e Novo Algoritmo de Otimização para a Predição do Tempo Mínimo . 2023. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Mecatrônica) - Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica, Escola Politécnica e Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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