Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIora, Jacob Alfredo-
dc.date.accessioned2024-06-14T15:53:34Z-
dc.date.available2024-06-14-
dc.date.available2024-06-14T15:53:34Z-
dc.date.issued2023-01-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39417-
dc.description.abstractThis thesis qualifies as the first work that seeks to systematize the teaching activity in school Physical Education. In this sense, the political commitment to the working class was to provide systematized content, changing the social relationship of spontaneous and everyday teaching, based on the concept of sensorimotor experiences, through the formation of the individual's ability to build the consciously idealized project in the object. in the mind. To solve the problem of the lack of objectivity and systematicity in teaching content, language is presented as the main form of transmission-assimilation of knowledge in the School Physical Education class. The periodization of ontogenetic human development relates the new inner formations that emerged in each period of crisis to the production of new needs for the systematic reproduction of cultural contents in each unique individual. Thus, the transmission of knowledge historically accumulated in existing objects in the form of social and collective consciousness about athletics, is the object of organization in the verbal action plan, in the process of becoming private and interior, modulators of the subjective image of objective reality, considering the new form of conceptual thinking that presents itself to adolescents in the transitional age crisis. This new formation provides the stable period of adolescence with the effective internal organization of the systematized knowledge of athletics, allowing the concepts to be assimilated in a different way in each intellectual action through the expansion of appropriation and conscious control of the operations of one's own thinking. The result in the full development of the individual is voluntary action, through the control of content at the level of inner language, in which the subjective image of reality is objective in the historical-ontological form of human corporeality.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividadept_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectInteriorizaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia-histórico críticapt_BR
dc.subject.otherActivitypt_BR
dc.subject.otherAthleticspt_BR
dc.subject.otherAdolescencept_BR
dc.subject.otherPhysical educationpt_BR
dc.subject.otherInteriorizationpt_BR
dc.titleO ensino do atletismo na educação física escolar a partir dos fundamentos da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica: uma contribuição à atividade voluntária na educação dos adolescentespt_BR
dc.title.alternativeTeaching athletics in school physical education from the foundations of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy: a contribution to aoluntary aaticity in adolescent educationpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8251505193270837pt_BR
dc.contributor.referee1Asbahr, Flávia da Silva Ferreira-
dc.contributor.referee2Silva, Matheus Bernardo-
dc.contributor.referee3Facci, Marilda Gonçalves Dias-
dc.contributor.referee4Oliveira, Rogerio Massarotto de-
dc.contributor.referee5Messeder Neto, Helio da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818791090346428pt_BR
dc.description.resumoEsta tese se qualifica como o primeiro trabalho que procura sistematizar a atividade de ensino na Educação Física escolar. Nesse sentido, o compromisso político com a classe trabalhadora foi o de fornecer os conteúdos sistematizados, alterando a relação social de ensino espontânea e cotidiana, baseada no conceito de experiências sensório-motoras, pela formação da capacidade de o indivíduo edificar no objeto o projeto idealizado conscientemente na mente. Para solucionar o problema da ausência de objetividade e sistematicidade do ensino de conteúdos, apresenta-se a linguagem verbal como a principal forma de transmissão-assimilação dos conhecimentos na aula de Educação Física Escolar. A periodização do desenvolvimento humano ontogenético relaciona as novas formações interiores surgidas em cada período de crise à produção de novas necessidades de reprodução da experiência sócio-histórica em cada indivíduo singular. Assim, a transmissão dos conhecimentos acumulados historicamente nos objetos existentes na forma de consciência social e coletiva sobre o atletismo é objeto da organização no plano de ação verbal, em via de se tornarem particulares e interiores, moduladores da imagem subjetiva da realidade objetiva, considerando a nova forma do pensamento conceitual que se apresenta ao adolescente na crise da idade de transição. Essa neoformação proporciona ao período estável da adolescência a efetiva organização interna do conhecimento sistematizado do atletismo, permitindo que em cada ação intelectual se assimile de forma diferenciada os conceitos por meio da ampliação da apropriação e do controle consciente das operações do próprio pensamento. O resultado no desenvolvimento pleno do indivíduo é a atuação voluntária, através do controle do conteúdo no plano da linguagem interior, na qual objetiva-se a imagem subjetiva da realidade na forma histórico-ontológica da corporalidade humana.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado Jacob Alfredo Iora.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.