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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39423
Tipo: | Tese |
Título: | Afiliação estudantil, atos de currículo/ atos institucionais e de-s-colonização: autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas, quilombolas, africanos, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal |
Título(s) alternativo(s): | Student affiliation, curriculum acts/ institutional acts and de-s-colonization: autoethnobiographies woven by young indigenous people, quilombolas, africans, black people and (children of) workers in Brazil and Portugal Afiliación estudiantil, actos curriculares/ actos institucionales y descolonización: autoetnobiografías tejidas por jóvenes indígenas, quilombolas, africanos, negros e (hijos de) trabajadores en Brasil y Portugal |
Autor(es): | Brito, Larisse Miranda de |
Primeiro Orientador: | Macedo, Roberto Sidnei Alves |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Pacheco, José Augusto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Macedo, Roberto Sidnei Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pacheco, José Augusto de Brito |
metadata.dc.contributor.referee3: | Guerra, Denise Moura de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee4: | Tavares, Fernando Pina |
metadata.dc.contributor.referee5: | Reis, Mírian Sumica Carneiro |
Resumo: | Assentado nas epistemologias do sul, na decolonialidade, multirreferencialidade e na etnometodologia, esse estudo aborda a relação com o saber (re) produzido em universidades, desde uma perspectiva de(s)colonial, através de atos de currículo e seus etnométodos elaborados por jovens indígenas, quilombolas, negros e (filhos de) trabalhadores no Brasil e Portugal. Constitui-se como uma etnopesquisa crítica de-s-colonial e lança mão de autoetnobiografias narradas a partir de com-versações acerca histórias de vida com foco nas itinerâncias educacionais dos sujeitos envolvidos com a investigação. A partir do método contrastivo, como dispositivo eficaz para transigularizar histórias singulares, descortina o colonialismo persistente nos currículos universitários e aponta para horizontes de-s-coloniais, construídos através de atos de currículos elaborados por estudantes implicados com seus pertencimentos identitários que através de ações práticas cotidianas constroem perspectivas descolonizantes para os processos formativos no ambiente universitário. Reconhece o impacto do colonialismo português na história da universidade brasileira e descortina os avanços e desafios contemporâneos experienciados por jovens africanos e brasileiros no diálogo institucional e na relação com o saber desenvolvida em universidades brasileiras e portuguesas, ao mesmo tempo em que identifica as transformações e intercâmbios produzidos pelo encontro intercrítico e generativo dessas experiencialidades. Seus resultados apontam para os enfrentamentos produzidos por esses jovens que através de atos de currículo sinalizam para a elaboração de processos educativos assentados em seus pertencimentos e orientados para uma pedagogia que reconhece a história dos povos su-l-balternizados como bússolas para uma prática educacional fundamentada na promoção da justiça cognitiva para a realização da de-s-colonização unversitária. |
Abstract: | Based on southern epistemologies, decoloniality, multi-referentiality and ethnomethodology, this study addresses the relationship with knowledge (re)produced in universities, from a de(s)colonial perspective, through curriculum acts and their ethnomethods created by young indigenous people , quilombolas, black people and (children of) workers in Brazil and Portugal. It constitutes a critical de-colonial ethnoresearch and makes use of autoethnobiographies narrated from conversations about life stories with a focus on the educational itinerancy of the subjects involved with the investigation. Using the contrastive method, as an effective device to transiregularize singular histories, it reveals the persistent colonialism in university curricula and points to de-s-colonial horizons, constructed through acts of curricula prepared by students involved with their identity belongings who, through practical actions, everyday activities build decolonizing perspectives for training processes in the university environment. Recognizes the impact of Portuguese colonialism on the history of Brazilian universities and reveals the contemporary advances and challenges experienced by young Africans and Brazilians in institutional dialogue and the relationship with knowledge developed in Brazilian and Portuguese universities, while identifying transformations and exchanges produced by the intercritical and generative encounter of these experientialities. Its results point to the confrontations produced by these young people who, through curriculum acts, signal the elaboration of educational processes based on their belongings and oriented towards a pedagogy that recognizes the history of southern peoples as compasses for a grounded educational practice. in promoting cognitive justice to achieve university de-colonization. |
Palavras-chave: | Colonialidade Universidade Afiliação Estudantil Atos de Currículo De-s-coloniazação Currículos -Aspectos sociais Colonialidade Universidades públicas - Brasil Descolonização |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Citação: | Brito, Larisse Miranda de. A filiação estudantil, atos de currículo/ atos institucionais e de-s-colonização: autoetnobiografias tecidas por jovens indígenas, quilombolas, africanos, negros e (filhos de) trabalhadores.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2024. Disponível em formato digital: https://repositorio.ufba.br |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39423 |
Data do documento: | 21-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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