Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGiannetti Junior, Silvio-
dc.date.accessioned2024-06-18T22:41:10Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-06-18T22:41:10Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39434-
dc.description.abstractThis work is presented in three parts, the first of which is a memorial of my career as a musician, academic training and professional career as a Classical and Latin jazz musician, in addition to my career as a teacher. In the Memorial, I also include my activities during the professional master's degree at UFBA. In the Article I develop an overview of the teaching of improvisation in Brazil, with emphasis on the trombone and wind instruments. I present research with professors in the area of popular music whose data collection was carried out through a survey that used a questionnaire as a tool, that resulted in how these teachers learned their craft. I also provide a comparative table of 4 improvisation methods. Finally, a discussion and a product proposal for the teaching of Brazilian music improvisation for the trombone. The Book “Trombone Brasileiro”, A guide for the first studies of Improvisation”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrombonept_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subject.otherTrombonept_BR
dc.subject.otherImprovisationpt_BR
dc.subject.otherMethodspt_BR
dc.subject.otherBrazilian popular musicpt_BR
dc.titleO ensino da improvisação para trombone na música brasileirapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of improvisation for trombone in Brazilian popular music.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lelio Eduardo Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953959536867982pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lélio Eduardo Alves da-
dc.contributor.referee2Lage, Marcos Botelho-
dc.contributor.referee3Leite, Diego Ramires da Silva-
dc.contributor.referee4Santos, Fábio Carmo Plácido-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587982867752389pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se apresenta em três partes, sendo na primeira um memorial da minha carreira de músico, formação acadêmica e trajetória profissional como musico erudito e musico popular, além de carreira como docente. No Memorial, incluo também minhas atividades durante o mestrado profissional na UFBA. No Artigo desenvolvo um panorama do ensino da improvisação no Brasil, com ênfase no trombone e instrumentos de sopro. Assim , Apresento o resultado da pesquisa com professores da área de música popular de São Paulo cuja coleta de dados foi realizada através de um levantamento que utilizou o questionário como ferramenta, com resultado que permite classificar como professores de improviso aprenderam seu oficio.Disponibilizo também um quadro comparativo de 4 métodos de improvisação. Por fim, uma discussão e uma proposta de produto para o ensino da Improvisação do trombone brasileiro, “Trombone Brasileiro, um guia para primeiros estudos da Improvisação”pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo e metodo06:24 _merged.pdfAta da defesa, memorial, artigo e produto(método)7,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.