Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStadler, João Paulo-
dc.creatorAzevedo, Mariana da Silva-
dc.creatorGonçalves, Fabiana Roberta-
dc.creatorHussein, Silva-
dc.date.accessioned2024-06-28T12:04:06Z-
dc.date.available2024-06-28-
dc.date.available2024-06-28T12:04:06Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5630-619-3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443-
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.titleO ensino de Química para formação participativa e crítica : uma proposta para a abordagem de aspectos sociocientíficos a partir do novo Enem e de livros didáticospt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste livro sumariza cerca de dez anos de pesquisa, com o objetivo de discutir sobre a presença de aspectos sociocientíficos em itens de química do novo Enem (2009-2020), em livros didáticos de química (PNLD 2014 e 2018), como forma de compreender como esses aspectos são abordados em materiais de larga escala. As pesquisas apresentadas tornaram possível estabelecer as temáticas abordadas, os critérios de relevância social, o tipo de controvérsia e o tipo de abordagem relacionados às questões e aos trechos, com potencial para fomentar discussões sociocientíficas, de modo que é possível propor uma forma de organização de práticas educativas sociocientíficas a partir de itens do novo Enem. A obra busca, ainda,contribuir para a reflexão crítica, com foco na aproximação dos objetivos para o ensino de ciências, mirando na formação cidadã.pt_BR
dc.publication.placeSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais e Aplicadas (EDUFBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de química_Ri.pdf6,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.