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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzvdo, Armando-
dc.date.accessioned2022-08-25T16:37:46Z-
dc.date.available2022-08-25T16:37:46Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.identifier.citationAZVDO, Armando. Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana / Armando Azvdo. Orientadora: Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35946-
dc.description.abstractWhat is the power of american pop culture in subjectivation of brazilian gays and queers? In this autoethnography, or auto performative writing, I analyze the construction of my queer, contemporary, soteropolitan identity, crossed by pop phenomena of 2000 and 2010, specially divas pop mainstrean american music of this period. Leaning over the culture and the drag queen making through the research, having the divas Lady Gaga and Madonna as main references, I sought to understand, in several levels, the meanings of belonging to the LGBTQIA+, the social dynamics of this identitary group, the relation of expenditure versus “gay culture”, the power of the midia’s subjectivation around those identities, the females represetations in midia, as well as the power of affectation of those images in the drag universe. Still on this work I reflect about the relations between life and art and art and expenditure; I describe and analyze my performance as a american diva pop drag queen, AZVDO, in addition to socially localize myself, understanding my speech places, also from the identity of non-binary queer I am today. Here I still approach in a post-structuralist, intersectional and non-academic vision, questions related to gender, sexuality and race social standards, amongst other markers, denouncing some of the oppression suffered by dissident bodies and also showing some of the ways we have managed to transgress these norms. This work is but a fragment of my eternal search for what builds me, for what I have been and for the meaning of my life.pt_BR
dc.description.sponsorshipFapesbpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectCultura Poppt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectDivaspt_BR
dc.subjectDrag Queenspt_BR
dc.subjectBichaspt_BR
dc.subject.otherAutoethnographypt_BR
dc.subject.otherSubjectivationpt_BR
dc.subject.otherPop Culturept_BR
dc.subject.otherExpenditurept_BR
dc.subject.otherDivaspt_BR
dc.subject.otherDrag Queenspt_BR
dc.subject.otherQueerspt_BR
dc.titleDivas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitanapt_BR
dc.title.alternativeDivas: the consumer culture and the american pop phenomenon in the construction of a queer, contemporary, soteropolitan identitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Cidreira, Renata Pitombo-
dc.contributor.referee1Cidreira, Renata Pitombo-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza-
dc.contributor.referee3Colling, Leandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/917586pt_BR
dc.description.resumoQual o poder da cultura pop estadunidense na subjetivação de gays e bichas brasileiras? Nesta autoetnografia, ou auto escrita performativa, analiso a construção da minha identidade bicha, contemporânea, soteropolitana, atravessada pelos fenômenos pop dos anos 2000 e 2010, especialmente pelas divas da música pop mainstream estadunidense deste período. Me debruçando sobre a cultura e o fazer drag queen durante a pesquisa, tendo como principais referências as divas Lady Gaga e Madonna, caminhei por compreender, em diversos níveis, os sentidos de pertencer à comunidade LGBTQIA+, as dinâmicas sociais deste grupo identitário, a relação consumo versus “gay culture”, o poder de subjetivação da mídia em torno das identidades, as representações femininas na mídia, assim como o poder de afetação destas imagens no universo drag. Ainda neste trabalho, reflito sobre as relações entre arte e vida e arte e consumo, descrevo e analiso a minha atuação enquanto a diva pop drag queen estadunidense, AZVDO, além de me localizar socialmente, compreendendo os meus atuais locais de fala, também a partir da identidade bicha não binárie que hoje tenho sido. Aqui eu ainda abordo, por uma visão pós-estruturalista, interseccional e desakadêmica, questões relativas aos padrões sociais de gênero, sexualidade e raça, entre outros marcadores, denunciando algumas das opressões vividas pelos corpos dissidentes, e, mostrando também, algumas das maneiras como temos conseguido transgredir tais normativas. Este trabalho é um fragmento da minha eterna busca pelo que me constrói, pelo que tenho sido, e pelo sentido da minha vida.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

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