Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Azvdo, Armando | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T16:37:46Z | - |
dc.date.available | 2022-08-25T16:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.identifier.citation | AZVDO, Armando. Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana / Armando Azvdo. Orientadora: Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Salvador, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35946 | - |
dc.description.abstract | What is the power of american pop culture in subjectivation of brazilian gays and
queers? In this autoethnography, or auto performative writing, I analyze the construction of
my queer, contemporary, soteropolitan identity, crossed by pop phenomena of 2000 and 2010,
specially divas pop mainstrean american music of this period. Leaning over the culture and
the drag queen making through the research, having the divas Lady Gaga and Madonna as
main references, I sought to understand, in several levels, the meanings of belonging to the
LGBTQIA+, the social dynamics of this identitary group, the relation of expenditure versus
“gay culture”, the power of the midia’s subjectivation around those identities, the females
represetations in midia, as well as the power of affectation of those images in the drag
universe. Still on this work I reflect about the relations between life and art and art and
expenditure; I describe and analyze my performance as a american diva pop drag queen,
AZVDO, in addition to socially localize myself, understanding my speech places, also from
the identity of non-binary queer I am today. Here I still approach in a post-structuralist,
intersectional and non-academic vision, questions related to gender, sexuality and race social
standards, amongst other markers, denouncing some of the oppression suffered by dissident
bodies and also showing some of the ways we have managed to transgress these norms. This
work is but a fragment of my eternal search for what builds me, for what I have been and for
the meaning of my life. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fapesb | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Autoetnografia | pt_BR |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Cultura Pop | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Divas | pt_BR |
dc.subject | Drag Queens | pt_BR |
dc.subject | Bichas | pt_BR |
dc.subject.other | Autoethnography | pt_BR |
dc.subject.other | Subjectivation | pt_BR |
dc.subject.other | Pop Culture | pt_BR |
dc.subject.other | Expenditure | pt_BR |
dc.subject.other | Divas | pt_BR |
dc.subject.other | Drag Queens | pt_BR |
dc.subject.other | Queers | pt_BR |
dc.title | Divas: a cultura do consumo e o fenômeno pop estadunidense na construção de uma identidade bicha, contemporânea, soteropolitana | pt_BR |
dc.title.alternative | Divas: the consumer culture and the american pop phenomenon in the construction of a queer, contemporary, soteropolitan identity | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cidreira, Renata Pitombo | - |
dc.contributor.referee1 | Cidreira, Renata Pitombo | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Colling, Leandro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/917586 | pt_BR |
dc.description.resumo | Qual o poder da cultura pop estadunidense na subjetivação de gays e bichas
brasileiras? Nesta autoetnografia, ou auto escrita performativa, analiso a construção da minha
identidade bicha, contemporânea, soteropolitana, atravessada pelos fenômenos pop dos anos
2000 e 2010, especialmente pelas divas da música pop mainstream estadunidense deste
período. Me debruçando sobre a cultura e o fazer drag queen durante a pesquisa, tendo como
principais referências as divas Lady Gaga e Madonna, caminhei por compreender, em
diversos níveis, os sentidos de pertencer à comunidade LGBTQIA+, as dinâmicas sociais
deste grupo identitário, a relação consumo versus “gay culture”, o poder de subjetivação da
mídia em torno das identidades, as representações femininas na mídia, assim como o poder de
afetação destas imagens no universo drag. Ainda neste trabalho, reflito sobre as relações entre
arte e vida e arte e consumo, descrevo e analiso a minha atuação enquanto a diva pop drag
queen estadunidense, AZVDO, além de me localizar socialmente, compreendendo os meus
atuais locais de fala, também a partir da identidade bicha não binárie que hoje tenho sido.
Aqui eu ainda abordo, por uma visão pós-estruturalista, interseccional e desakadêmica,
questões relativas aos padrões sociais de gênero, sexualidade e raça, entre outros marcadores,
denunciando algumas das opressões vividas pelos corpos dissidentes, e, mostrando também,
algumas das maneiras como temos conseguido transgredir tais normativas. Este trabalho é um
fragmento da minha eterna busca pelo que me constrói, pelo que tenho sido, e pelo sentido da
minha vida. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA)
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