Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Leonardo Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T17:06:14Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06T17:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Leonardo Lima dos. Jornalistas-influenciadores da editoria de Política: potencialização de capital social e engajamento com a audiência no Twitter/X. Orientadora: Lívia de Souza Vieira, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação com habilitação em Jornalismo) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39163 | - |
dc.description.abstract | This monograph presents a study on the use of the social network Twitter/X by
journalist-influencers in the Politics section. The work addresses central concepts about the
presence of the profession and professional on the internet, such as social capital,
engagement, public face, appropriation and digital influencers. In addition to contextualizing
the adaptation of journalism to new online dynamics, the specific objectives of the research
concern identifying, segmenting and qualitatively analyzing the profile and engagement of
journalists in the editorial department. These observations are made from the manual
collection of posts by journalists Andréia Sadi, Guilherme Amado and Mônica Bergamo,
carried out in two periods. The work allows us to conclude that, due to the logic of the
platform and the strategic use of its tools, highly engaged journalists stand out on Twitter/X
by reinforcing and exploring their professional and personal personas, exerting different types
of influence on the audience. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Jornalista-influenciador | pt_BR |
dc.subject | Twitter/X | pt_BR |
dc.subject | Engajamento | pt_BR |
dc.subject | Audiência | pt_BR |
dc.subject | Capital social | pt_BR |
dc.subject.other | Journalist-influencer | pt_BR |
dc.subject.other | Twitter/X | pt_BR |
dc.subject.other | Engagement | pt_BR |
dc.subject.other | Audience | pt_BR |
dc.subject.other | Social capital | pt_BR |
dc.title | Jornalistas-influenciadores da editoria de Política: potencialização de capital social e engajamento com a audiência no Twitter/X | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Lívia de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8185071238467060 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Lívia de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Fontes, Maria Lucineide Andrade | - |
dc.contributor.referee3 | Barbosa, Suzana | - |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta um estudo sobre a utilização da rede social Twitter/X por
jornalistas-influenciadores da editoria de Política. O trabalho aborda conceitos centrais sobre
a presença da profissão e do profissional na internet, como capital social, engajamento, rosto
público, apropriação e influenciadores digitais. Além de contextualizar a adaptação do
jornalismo às novas dinâmicas online, os objetivos específicos da pesquisa dizem respeito a
identificar, segmentar e analisar qualitativamente o perfil e o engajamento de jornalistas da
editoria. Essas observações são feitas a partir da coleta manual de posts dos jornalistas
Andréia Sadi, Guilherme Amado e Mônica Bergamo, realizadas em dois períodos. O trabalho
nos permite concluir que, em função da lógica da plataforma e do uso estratégico de suas
ferramentas, jornalistas com muito engajamento se destacam no Twitter/X ao reforçarem e
explorarem suas personas profissionais e pessoais, exercendo diferentes tipos de influência
junto à audiência. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | COMUNICAÇÃO - JORNALISMO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)
|