Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Medeiros, Vailma Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T19:23:56Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18 | - |
dc.date.available | 2024-04-19T19:23:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39295 | - |
dc.description.abstract | This Technical-Technological Production Proposal, resulting from the investigation carried out in the Intervention Project between the years 2022 and 2023, generated a PTT (Produção Técnica Tecnológica) with the main objective of promoting the resignification of the professional practices of pedagogical coordinators in a collaborative and collective context, aiming to strengthen the child's right to participate in reading and writing practices in Early Childhood Education. The outlined strategy comprises the planning of an audiovisual documentary series, which portrays the training movements conceived and carried out collaboratively. The data produced and analyzed in the Intervention Project highlighted the relevance of thematizing the practice within the scope of a network movement. This training strategy allows pedagogical coordinators to constantly reevaluate and re-signify their training practices. Therefore, the definition of Technological-Technical Production is not limited to being just a product of the Intervention Project; it is conceived as a formative device. Its purpose is to provide an in-depth analysis of the training practices of pedagogical coordinators, focusing on the teaching intervention of movements that occur in the context of experiences with and in the class library, understood as an integral part of the training process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Movimentos formativos | pt_BR |
dc.subject | Dispositivo de formação | pt_BR |
dc.subject | Série documental | pt_BR |
dc.subject.other | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject.other | Literacy | pt_BR |
dc.subject.other | Continuing Training | pt_BR |
dc.subject.other | Formative movements | pt_BR |
dc.subject.other | Documentary series | pt_BR |
dc.subject.other | Training device | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em movimentos: a construção colaborativa de uma série documental como dispositivo para a formação de coordenadores pedagógicos de educação infantil da rede municipal de Seabra-BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zen, Giovana Cristina | - |
dc.contributor.referee1 | Zen, Giovana Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6443852511866889 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.referee3 | Augusto, Silvana de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2225894130535331 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta proposta de Produção Técnica-Tecnológica, resultante da investigação realizada no Projeto de Intervenção entre os anos de 2022 e 2023, gerou uma PTT com o objetivo principal de fomentar a ressignificação das práticas profissionais dos coordenadores pedagógicos em um contexto colaborativo e coletivo, visando fortalecer o direito da criança de participar de práticas leitoras e escritoras na Educação Infantil. A estratégia delineada compreende o planejamento de uma série documental audiovisual que retrate os movimentos formativos concebidos e realizados de forma colaborativa. Os dados produzidos e analisados no Projeto de Intervenção destacaram a relevância da tematização da prática no âmbito de um movimento de rede. Essa estratégia formativa possibilita às coordenadoras pedagógicas uma constante reavaliação e ressignificação de suas práticas formativas. Por isso, a definição da Produção Técnica-Tecnológica não se limita a ser apenas um produto do Projeto de Intervenção; ela é concebida como um dispositivo formativo. Sua finalidade é proporcionar uma análise aprofundada das práticas formativas dos coordenadores pedagógicos, com foco na intervenção docente dos movimentos que ocorrem no contexto das experiências com e na biblioteca de classe, entendida como uma parte integral do processo formativo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)
|