Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Helio de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-05-28T17:44:24Z-
dc.date.available2024-05-18-
dc.date.available2024-05-28T17:44:24Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39390-
dc.description.abstractIn this Final Conclusion Paper, I present a teaching material aimed at the members of Fanfarra Helena Magalhães (Helena Magalhães Fanfare Band - FAHEMA), who play brass instruments. As a spokesperson and deep admirer of this tradition, the objective of my Master's work is to develop a teaching methodology with authorial activities and a routine that can collaborate in the training process of these students. While participating in the rehearsals, I observed some difficulties students faced regarding instrumental technique: breathing, posture, sound emission and articulation, tuning and lack of reading musical writing. Thus, the practice of studies was implemented based on two pedagogical principles with the aim of promoting a performance in musical execution and a mastery of brass instruments: sound and tuning. Furthermore, I aim to present and explain the applicability of some activities, as well as to demonstrate the result. achieved after the experience. Ultimately, I expect that this work, which presentes Memorial, Article, Final Reports and Final Product will become a possibility for teaching practice in bands and be used as a guide or a model so that instructors from other groups can use it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfanfarras e bandas marciais;pt_BR
dc.subjectpedagogia instrumental; ensino coletivo e individual.pt_BR
dc.subject.otherfanfare bands and marching bands;pt_BR
dc.subject.otherinstrumental pedagogy; collective and individual teaching.pt_BR
dc.titleEstudos de sonoridade e afinação para a Fanfarra FAHEMA: uma proposta autoral de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.title.alternativeSound and tuning studies for the FAHEMA Fanfare: a proposal teaching-learning authorship.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1José Rodrigues Benedito, Celso-
dc.contributor.advisor2Mendonça do Nascimento, Joatan-
dc.contributor.referee1José Rodrigues Benedito, Celso-
dc.contributor.referee2Mendonça do Nascimento, Joatan-
dc.contributor.referee3Luis da Silva Barbosa, Joel-
dc.contributor.referee4Carmo Plácido Santos, Fabio-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=9B822EE759FE09091A79C54E1448A9CF#pt_BR
dc.description.resumoNeste Trabalho de Conclusão Final, apresento um material didático voltado para os integrantes da Fanfarra Helena Magalhães (FAHEMA) que tocam instrumentos de metais. Como porta-voz e profundo admirador dessa tradição, o objetivo do meu trabalho de mestrado tem como proposta desenvolver uma metodologia de ensino com exercícios autorais e uma rotina que possa colaborar no processo de formação desses estudantes. Ao participar dos ensaios, pude detectar nos alunos algumas dificuldades com relação à técnica instrumental: respiração, postura, emissão do som e articulação, afinação e ausência da leitura escrita musical. Assim, a prática de estudos foi implementada a partir de dois princípios pedagógicos com o intuito de fomentar um desempenho na execução musical e domínio dos instrumentos de metais: som e afinação. Além disso, viso exibir e explicar a aplicabilidade de alguns dos exercícios propostos, bem como demonstrar os resultados alcançados após a experiência. Com isso, espero que este trabalho, composto de Memorial, Artigo, Relatórios Finais e Produto Final, venha a se tornar uma possibilidade de prática de ensino em bandas e servir como um guia ou modelo para que instrutores de outras agremiações possam utilizá-lo.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final do TCF.pdf11,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.