Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santana, Helio de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-28T17:44:24Z | - |
dc.date.available | 2024-05-18 | - |
dc.date.available | 2024-05-28T17:44:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39390 | - |
dc.description.abstract | In this Final Conclusion Paper, I present a teaching material aimed at the members of Fanfarra Helena Magalhães (Helena Magalhães Fanfare Band - FAHEMA), who play brass instruments. As a spokesperson and deep admirer of this tradition, the objective of my Master's work is to develop a teaching methodology with authorial activities and a routine that can collaborate in the training process of these students. While participating in the rehearsals, I observed some difficulties students faced regarding instrumental technique: breathing, posture, sound emission and articulation, tuning and lack of reading musical writing. Thus, the practice of studies was implemented based on two pedagogical principles with the aim of promoting a performance in musical execution and a mastery of brass instruments: sound and tuning. Furthermore, I aim to present and explain the applicability of some activities, as well as to demonstrate the result. achieved after the experience. Ultimately, I expect that this work, which presentes Memorial, Article, Final Reports and Final Product will become a possibility for teaching practice in bands and be used as a guide or a model so that instructors from other groups can use it. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | fanfarras e bandas marciais; | pt_BR |
dc.subject | pedagogia instrumental; ensino coletivo e individual. | pt_BR |
dc.subject.other | fanfare bands and marching bands; | pt_BR |
dc.subject.other | instrumental pedagogy; collective and individual teaching. | pt_BR |
dc.title | Estudos de sonoridade e afinação para a Fanfarra FAHEMA: uma proposta autoral de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.title.alternative | Sound and tuning studies for the FAHEMA Fanfare: a proposal teaching-learning authorship. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | José Rodrigues Benedito, Celso | - |
dc.contributor.advisor2 | Mendonça do Nascimento, Joatan | - |
dc.contributor.referee1 | José Rodrigues Benedito, Celso | - |
dc.contributor.referee2 | Mendonça do Nascimento, Joatan | - |
dc.contributor.referee3 | Luis da Silva Barbosa, Joel | - |
dc.contributor.referee4 | Carmo Plácido Santos, Fabio | - |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=9B822EE759FE09091A79C54E1448A9CF# | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste Trabalho de Conclusão Final, apresento um material didático voltado para os integrantes da Fanfarra Helena Magalhães (FAHEMA) que tocam instrumentos de metais. Como porta-voz e profundo admirador dessa tradição, o objetivo do meu trabalho de mestrado tem como proposta desenvolver uma metodologia de ensino com exercícios autorais e uma rotina que possa colaborar no processo de formação desses estudantes. Ao participar dos ensaios, pude detectar nos alunos algumas dificuldades com relação à técnica instrumental: respiração, postura, emissão do som e articulação, afinação e ausência da leitura escrita musical. Assim, a prática de estudos foi implementada a partir de dois princípios pedagógicos com o intuito de fomentar um desempenho na execução musical e domínio dos instrumentos de metais: som e afinação. Além disso, viso exibir e explicar a aplicabilidade de alguns dos exercícios propostos, bem como demonstrar os resultados alcançados após a experiência. Com isso, espero que este trabalho, composto de Memorial, Artigo, Relatórios Finais e Produto Final, venha a se tornar uma possibilidade de prática de ensino em bandas e servir como um guia ou modelo para que instrutores de outras agremiações possam utilizá-lo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|