Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Giannetti Junior, Silvio | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T22:41:10Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20 | - |
dc.date.available | 2024-06-18T22:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39434 | - |
dc.description.abstract | This work is presented in three parts, the first of which is a memorial of my career as a musician, academic training and professional career as a Classical and Latin jazz musician, in addition to my career as a teacher. In the Memorial, I also include my activities during the professional master's degree at UFBA. In the Article I develop an overview of the teaching of improvisation in Brazil, with emphasis on the trombone and wind instruments. I present research with professors in the area of popular music whose data collection was carried out through a survey that used a questionnaire as a tool, that resulted in how these teachers learned their craft. I also provide a comparative table of 4 improvisation methods. Finally, a discussion and a product proposal for the teaching of Brazilian music improvisation for the trombone. The Book “Trombone Brasileiro”, A guide for the first studies of Improvisation”. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trombone | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Métodos | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Trombone | pt_BR |
dc.subject.other | Improvisation | pt_BR |
dc.subject.other | Methods | pt_BR |
dc.subject.other | Brazilian popular music | pt_BR |
dc.title | O ensino da improvisação para trombone na música brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of improvisation for trombone in Brazilian popular music. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Lelio Eduardo Alves da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6953959536867982 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Lélio Eduardo Alves da | - |
dc.contributor.referee2 | Lage, Marcos Botelho | - |
dc.contributor.referee3 | Leite, Diego Ramires da Silva | - |
dc.contributor.referee4 | Santos, Fábio Carmo Plácido | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4587982867752389 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se apresenta em três partes, sendo na primeira um memorial da minha carreira de músico, formação acadêmica e trajetória profissional como musico erudito e musico popular, além de carreira como docente. No Memorial, incluo também minhas atividades durante o mestrado profissional na UFBA. No Artigo desenvolvo um panorama do ensino da improvisação no Brasil, com ênfase no trombone e instrumentos de sopro. Assim , Apresento o resultado da pesquisa com professores da área de música popular de São Paulo cuja coleta de dados foi realizada através de um levantamento que utilizou o questionário como ferramenta, com resultado que permite classificar como professores de improviso aprenderam seu oficio.Disponibilizo também um quadro comparativo de 4 métodos de improvisação. Por fim, uma discussão e uma proposta de produto para o ensino da Improvisação do trombone brasileiro, “Trombone Brasileiro, um guia para primeiros estudos da Improvisação” | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|