Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Stadler, João Paulo | - |
dc.creator | Azevedo, Mariana da Silva | - |
dc.creator | Gonçalves, Fabiana Roberta | - |
dc.creator | Hussein, Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T12:04:06Z | - |
dc.date.available | 2024-06-28 | - |
dc.date.available | 2024-06-28T12:04:06Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5630-619-3 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.title | O ensino de Química para formação participativa e crítica : uma proposta para a abordagem de aspectos sociocientíficos a partir do novo Enem e de livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este livro sumariza cerca de dez anos de pesquisa, com o objetivo de discutir sobre a
presença de aspectos sociocientíficos em itens de química do novo Enem (2009-2020), em
livros didáticos de química (PNLD 2014 e 2018), como forma de compreender como esses
aspectos são abordados em materiais de larga escala. As pesquisas apresentadas tornaram
possível estabelecer as temáticas abordadas, os critérios de relevância social, o tipo de
controvérsia e o tipo de abordagem relacionados às questões e aos trechos, com potencial
para fomentar discussões sociocientíficas, de modo que é possível propor uma forma de
organização de práticas educativas sociocientíficas a partir de itens do novo Enem. A obra
busca, ainda,contribuir para a reflexão crítica, com foco na aproximação dos objetivos para o
ensino de ciências, mirando na formação cidadã. | pt_BR |
dc.publication.place | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais e Aplicadas (EDUFBA)
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