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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Patricia Duarte-
dc.date.accessioned2024-08-01T11:16:37Z-
dc.date.available2024-08-01T11:16:37Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39714-
dc.description.abstractTransit Oriented Development - TOD, represents a sustainable urban approach aimed not only at reducing dependence on individual transportation, but also at promoting densification and diversification of land use, prioritizing non-motorized modes of transportation, especially around medium and high-capacity public transit stations. However, many areas in Latin American slums, despite significant demand for quality public transportation, often face deficiencies in adequate urban infrastructure and land use planning. In this context, this study proposes to assess the feasibility of applying the Potential TOD methodology as a tool to support integrated transportation and land use planning in these areas, aiming to induce sustainable patterns of mobility and urban development. Using Multicriteria Analysis and geoprocessing in a Geographic Information System - GIS, a Potential TOD synthesis map was developed for the Subúrbio Ferroviário of Salvador, Bahia. The results obtained from this map enable better guidance for enhancing urban land value and access to quality public transportation, significantly contributing to promoting the right to the city, based on urban intervention guidelines established in the City Statute and TOD principles. Despite challenges in implementing the Transit Oriented Development approach due to inadequate government policies, this study provides a consistent method to promote continuous learning in urban planning and stimulate future research to address gaps in the application of Potential TOD in slums.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPotencial TODpt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectFavelas e comunidades urbanaspt_BR
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectSIGpt_BR
dc.subject.otherPotential TODpt_BR
dc.subject.otherPublic transportationpt_BR
dc.subject.otherSlumspt_BR
dc.subject.otherMulticriteria analysispt_BR
dc.subject.otherGISpt_BR
dc.titleAvaliação da metodologia de potencial TOD - Transit Oriented Development: subsídios para o planejamento integrado do transporte e uso do solo em áreas de favela e comunidades urbanas latino-americanaspt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the TOD potential methodology - Transit Oriented Development: Contributions to the integrated planning of transportation and land use in slums in latin americapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Transportespt_BR
dc.contributor.advisor1Alixandrini Junior, Mauro José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121729271537073pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Delgado, Juan Pedro Moreno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7206057274277028pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Patricia Lustosa-
dc.contributor.referee2Brito, Cristovão de Cassio da Trindade de-
dc.contributor.referee3Silva, Antônio Nelson Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500283525890489pt_BR
dc.description.resumoO Transit Oriented Development - TOD, ou Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público, representa uma abordagem urbana sustentável que visa não apenas reduzir a dependência do transporte individual, mas também promover a densificação e diversificação do uso do solo, privilegiando modos de transporte não motorizados, especialmente no entorno de estações de transporte público de média e alta capacidade. Entretanto, muitas áreas de favela e comunidades urbanas latino americanas, apesar da demanda significativa por transporte público de qualidade, frequentemente enfrentam carências de infraestrutura urbana adequada e planejamento territorial. Neste contexto, este estudo propõe avaliar a viabilidade de aplicação da metodologia de Potencial TOD como ferramenta para subsidiar o planejamento integrado do transporte e uso do solo nessas áreas, com o intuito de induzir padrões sustentáveis de mobilidade e desenvolvimento urbano. Utilizando a Análise Multicritério e o geoprocessamento em um Sistema de Informação Geográfica - SIG, foi elaborado um mapa síntese de Potencial TOD para o Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia. Os resultados obtidos por meio deste mapa possibilitam orientar melhorias para a valorização do solo urbano e o acesso ao transporte público de qualidade, contribuindo significativamente para promover o direito à cidade, a partir de diretrizes de intervenção urbana baseadas no Estatuto da Cidade e nos princípios do TOD. Apesar dos desafios na implementação da abordagem do Transit Oriented Development, devido à falta de políticas governamentais adequadas, este estudo oferece um método consistente para promover aprendizado contínuo no planejamento urbano e estimular futuras pesquisas a fim de preencher lacunas na aplicação do Potencial TOD em favelas e comunidades urbanas.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

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