Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Patricia Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T11:16:37Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T11:16:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39714 | - |
dc.description.abstract | Transit Oriented Development - TOD, represents a sustainable urban approach aimed
not only at reducing dependence on individual transportation, but also at promoting
densification and diversification of land use, prioritizing non-motorized modes of
transportation, especially around medium and high-capacity public transit stations.
However, many areas in Latin American slums, despite significant demand for quality
public transportation, often face deficiencies in adequate urban infrastructure and land
use planning. In this context, this study proposes to assess the feasibility of applying
the Potential TOD methodology as a tool to support integrated transportation and land
use planning in these areas, aiming to induce sustainable patterns of mobility and
urban development. Using Multicriteria Analysis and geoprocessing in a Geographic
Information System - GIS, a Potential TOD synthesis map was developed for the
Subúrbio Ferroviário of Salvador, Bahia. The results obtained from this map enable
better guidance for enhancing urban land value and access to quality public
transportation, significantly contributing to promoting the right to the city, based on
urban intervention guidelines established in the City Statute and TOD principles.
Despite challenges in implementing the Transit Oriented Development approach due
to inadequate government policies, this study provides a consistent method to promote
continuous learning in urban planning and stimulate future research to address gaps
in the application of Potential TOD in slums. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Potencial TOD | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Favelas e comunidades urbanas | pt_BR |
dc.subject | Análise multicritério | pt_BR |
dc.subject | SIG | pt_BR |
dc.subject.other | Potential TOD | pt_BR |
dc.subject.other | Public transportation | pt_BR |
dc.subject.other | Slums | pt_BR |
dc.subject.other | Multicriteria analysis | pt_BR |
dc.subject.other | GIS | pt_BR |
dc.title | Avaliação da metodologia de potencial TOD - Transit Oriented Development: subsídios para o planejamento integrado do transporte e uso do solo em áreas de favela e comunidades urbanas latino-americanas | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the TOD potential methodology - Transit Oriented Development: Contributions to the integrated planning of transportation and land use in slums in latin america | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Transportes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alixandrini Junior, Mauro José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121729271537073 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Delgado, Juan Pedro Moreno | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7206057274277028 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brito, Patricia Lustosa | - |
dc.contributor.referee2 | Brito, Cristovão de Cassio da Trindade de | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Antônio Nelson Rodrigues da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2500283525890489 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transit Oriented Development - TOD, ou Desenvolvimento Orientado ao Transporte
Público, representa uma abordagem urbana sustentável que visa não apenas reduzir
a dependência do transporte individual, mas também promover a densificação e
diversificação do uso do solo, privilegiando modos de transporte não motorizados,
especialmente no entorno de estações de transporte público de média e alta
capacidade. Entretanto, muitas áreas de favela e comunidades urbanas latino americanas, apesar da demanda significativa por transporte público de qualidade,
frequentemente enfrentam carências de infraestrutura urbana adequada e
planejamento territorial. Neste contexto, este estudo propõe avaliar a viabilidade de
aplicação da metodologia de Potencial TOD como ferramenta para subsidiar o
planejamento integrado do transporte e uso do solo nessas áreas, com o intuito de
induzir padrões sustentáveis de mobilidade e desenvolvimento urbano. Utilizando a
Análise Multicritério e o geoprocessamento em um Sistema de Informação Geográfica
- SIG, foi elaborado um mapa síntese de Potencial TOD para o Subúrbio Ferroviário
de Salvador, Bahia. Os resultados obtidos por meio deste mapa possibilitam orientar
melhorias para a valorização do solo urbano e o acesso ao transporte público de
qualidade, contribuindo significativamente para promover o direito à cidade, a partir
de diretrizes de intervenção urbana baseadas no Estatuto da Cidade e nos princípios
do TOD. Apesar dos desafios na implementação da abordagem do Transit Oriented
Development, devido à falta de políticas governamentais adequadas, este estudo
oferece um método consistente para promover aprendizado contínuo no planejamento
urbano e estimular futuras pesquisas a fim de preencher lacunas na aplicação do
Potencial TOD em favelas e comunidades urbanas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPEC)
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