Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Elaine Figueira Norberto-
dc.contributor.authorConde, Cristiane Formosinho-
dc.creatorConde, Cristiane Formosinho-
dc.date.accessioned2013-04-12T19:29:03Z-
dc.date.available2013-04-12T19:29:03Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9705-
dc.descriptionp. 1-432pt_BR
dc.description.abstractA imagem e posicionamento adequados de uma empresa são fundamentais para seu sucesso. Pesquisou-se neste trabalho, a Imagem da Unidade de Negócio de E&P da Petrobras na Bahia - UN-BA. Teve-se como objetivo identificar os seus pontos críticos, de modo a subsidiar a futura elaboração de uma estratégia de imagem que reposicione a Unidade no universo da própria Organização. Fundamentou-se essa análise na Teoria das Representações Sociais e na Teoria do Núcleo Central, assim como também no conceito de Vetores de Sentido. Assim, identificaram-se os valores que conduzem as práticas corporativas, através de uma análise de documentos institucionais e, para o estudo das representações sociais, realizaram-se entrevistas e questionários junto aos gestores. Elaborou-se, também, uma comparação da Imagem da Unidade com o seu desempenho, tendo como base os conceitos de avaliação de desempenho empresarial do Balanced Scorecard, que nortearam a construção dos instrumentos de pesquisa. A imagem da UN-BA apreendida é predominantemente negativa e, em múltiplos aspectos, não compatível com o seu desempenho. Sinalizaram-se, nesse estudo, os principais fatores responsáveis pela distorção identificada, e os pontos críticos a serem trabalhados, identificando-se, nesse momento, um contexto bastante favorável na Organização a UN-BA. Assim, a Unidade deverá buscar a construção de uma estratégia de imagem que, alinhada aos objetivos estratégicos da Petrobras e a sua estratégia produtiva, contribua para que a Unidade seja percebida na Organização como Um Bom Negócio de E&P.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/cristiane_conde.pdfpt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectUN-BApt_BR
dc.subjectPetrobraspt_BR
dc.subjectrepresentação socialpt_BR
dc.subjectvetores de sentidopt_BR
dc.subjectSocial Representationpt_BR
dc.subjectSenseVectorspt_BR
dc.titleImagem da UN-BA: “um bom negócio de E&P”? subsídios para a construção de uma nova identidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Cristiane Conde4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.