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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39288
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de novo modelo veicular quase-estático e novo algoritmo de otimização para a predição do tempo mínimo de volta |
Título(s) alternativo(s): | Development of a new quasi-static vehicle model and new optimization algorithm for minimum turn trip time prediction |
Autor(es): | Macêdo, Alam Rosato |
Primeiro Orientador: | Costa Filho, Marcus Vinicius Americano da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa Filho, Marcus Vinicius Americano da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santana, Daniel Diniz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Andrade, Gustavo Artur de |
Resumo: | Neste trabalho, um novo método para a modelagem quase-estática de veículos de competição foi desenvolvido. O método utiliza apenas informações facilmente disponíveis para categorias amadoras de competição automotiva. Um problema de otimização foi formulado para determinar o traçado ótimo e um novo método de otimização foi desenvolvido para realizar a otimização do traçado. Este novo método (Método do Gradiente Duplo) permite prever linhas de corrida descritas por splines cúbicas (problemas resolvidos na maioria dos casos por métodos estocásticos) em tempo semelhante aos métodos determinísticos. Solucionar o problema de minimização do tempo de volta utilizando um método gráfico de otimização mostrou ser viável e aplicável. O método do Gradiente Duplo foi avaliado em comparação a quatro outros métodos de otimização capazes de otimizar o traçado graficamente e foi o único a executar a simulação em tempo hábil para que a análise possa ser executada durante eventos esportivos. |
Abstract: | In this work, a new method for quasi-static modeling of competition vehicles was developed. The method uses only information that is readily available for amateur automotive competition categories. An optimization problem was formulated to determine the optimal trajectory and a new optimization method was developed to perform the trajectory optimization. This new method (Double Gradient Method) makes it possible to predict racing lines described by cubic splines (problems solved in most cases by stochastic methods) in a similar time as deterministic methods. Solving the minimum lap time problem using a graphical optimization method proved to be feasible and applicable. The double gradient method was evaluated against four other optimization methods capable of graphically optimizing the trajectory and was the only one that could run the simulation in a timely manner, allowing the analysis to be performed during sporting events. |
Palavras-chave: | Simulação Tempo de Volta Otimização Tempo Mínimo de Manobra |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39288 |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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alam-macedo-dissertacao.pdf | Dissertação de Mestrado em Mecatrônica | 7,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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