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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443
Tipo: | Livro |
Título: | O ensino de Química para formação participativa e crítica : uma proposta para a abordagem de aspectos sociocientíficos a partir do novo Enem e de livros didáticos |
Autor(es): | Stadler, João Paulo Azevedo, Mariana da Silva Gonçalves, Fabiana Roberta Hussein, Silva |
Resumo: | Este livro sumariza cerca de dez anos de pesquisa, com o objetivo de discutir sobre a presença de aspectos sociocientíficos em itens de química do novo Enem (2009-2020), em livros didáticos de química (PNLD 2014 e 2018), como forma de compreender como esses aspectos são abordados em materiais de larga escala. As pesquisas apresentadas tornaram possível estabelecer as temáticas abordadas, os critérios de relevância social, o tipo de controvérsia e o tipo de abordagem relacionados às questões e aos trechos, com potencial para fomentar discussões sociocientíficas, de modo que é possível propor uma forma de organização de práticas educativas sociocientíficas a partir de itens do novo Enem. A obra busca, ainda,contribuir para a reflexão crítica, com foco na aproximação dos objetivos para o ensino de ciências, mirando na formação cidadã. |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Prática de ensino Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais e Aplicadas (EDUFBA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O ensino de química_Ri.pdf | 6,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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