Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Jackson Santos-
dc.date.accessioned2024-07-29T11:19:34Z-
dc.date.available2024-07-29T11:19:34Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39684-
dc.description.abstractThis work presents the experiences lived in the course of the Professional Master in Music at the Federal University of Bahia. In the memorial that composes this work is discussed about the musical formation of the author, his context of professional performance in the context of teaching singing and motivation for research from the demands verified in contact with students. The memorial also briefly describes the experience of attending the disciplines of the master, highlighting reflections incorporated into the professional life of the musician educator. The work also includes an academic article on strategies of respiratory work with singers based on the technique of "appoggio" and the proprioception, and description of the product, the proposed workshop on the respiratory management of singers for the publictarget of singing teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de cantopt_BR
dc.subjectrespiração para o cantopt_BR
dc.subjectpropriocepçãopt_BR
dc.subject.othersinging teachingpt_BR
dc.subject.otherbreathing for singingpt_BR
dc.subject.otherproprioceptionpt_BR
dc.titleRESPIRAÇÃO NA AULA DE CANTO A TÉCNICA DE “APPOGGIO” E A PROPRIOCEPÇÃO COMO BASE DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Flávia Albano de-
dc.contributor.advisor2Francesconi, Luiza Helena Kraemer-
dc.contributor.referee1Lima, Flávia Albano de-
dc.contributor.referee2Brandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.referee3Francesconi, Luiza Helena Kraemer-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903423033162792pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta as experiências vividas no percurso do Mestrado Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia. No memorial que compõe este trabalho discorre-se sobre a formação musical do autor, seu contexto de atuação profissional no âmbito do ensino de canto e a motivação para a pesquisa a partir das demandas verificadas no contato com os alunos. O memorial também descreve brevemente a experiência de cursar as disciplinas do mestrado, com destaque para reflexões incorporadas à vida profissional do músico educador. O trabalho inclui, ainda, um artigo acadêmico sobre estratégias de trabalho respiratório com cantores com base na técnica de “appoggio” e na propriocepção, e descrição do produto, uma proposta de workshop sobre o gerenciamento respiratório de cantores para o público-alvo de professores de canto.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesALESSANDRONI, N. (2014). Estructura y función en Pedagogía Vocal Contemporánea. Tensiones y debates actuales para la conformación del campo. Revista de Investigaciones en Técnica Vocal, Ano 2, n°2, pp. 23-33. La Plata: Facultad de Bellas Artes UNLP. CAMPIGNION, Philippe. Respir-ações, a respiração para uma vida saudável. SP: Summus, 1998. HALL, John. Tratado de Fisiologia Médica: 12ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. HAN, Paul. Principles Of Appoggio: The Interrelationship Between Theory And Practice For Today’s Young Opera Singers. 2018. 128 f. Tese (Doutorado) - Indiana University, Indiana (EUA), 2018. HELDING, Lynn. The musician’s mind : teaching, learning, and performance in the age of brain science. Lanham: Rowman & Littlefield Publishing Group, 2020. MAGÍLL, Richard A. Aprendizagem motara: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000. MILLER, Richard. A Estrutura do Canto/Sistema e Arte na Técnica Vocal. Tradução de Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2017. ______. National schools of singing: english, french, german, and italian techniques of singing revisited. Lanham, Maryland: Scarecrow Press, 1997. NETTER, Frank H.. Atlas de anatomia humana. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. ______. Atlas de anatomia humana. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. STARK, J. Bel canto: a history of vocal pedagogy. Toronto: University of Toronto Press, 2003. SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: Fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, 2018. WEST, JOHN B. Fisiologia Respiratória Princípios Básicos 9ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. SONNINEN, A. et al. Evaluation of Support in Singing. Journal of Voice. Jyvaskyla, Finland, Vol. 19, Nº. 2, p. 223–237, junho, 2005. Disponível em: https://www.jvoice.org/article/S0892-1997(04)00120-1/pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.pt_BR
dc.type.otherDissertaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
dc.type.productionTécnicapt_BR
dc.type.production-subtypeOUTROpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.