Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Silva, Soraia Ribeiro dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T18:25:16Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T18:25:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39015 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | Contos de Fadas | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infanto-Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A magia dos contos de fadas na educação infantil: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Giselly Lima de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0406565472959640 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Leila da Franca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5794347102462587 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araujo, Liane Castro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9825522234590811 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9517451120890923 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a investigar as estratégias adotadas por docentes em atuação durante os momentos de apresentação e apreciação dos contos de fadas, mais especificamente entre as crianças em período de Educação Infantil, bem como analisar as contribuições do referido gênero para o público alvo desse segmento. Para tanto, foi desenvolvida, inicialmente, uma revisão de literatura, a fim de analisar as demandas e possibilidades de adaptação e formas de mediação dos contos de fadas, seguida de uma pesquisa de inspiração etnográfica, de acordo com o conceito adotado por Gil (2022), realizada em um
Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade de Salvador (BA), por meio de uma proposta centrada na análise do acervo literário de contos de fadas da instituição, a partir de Colomer (2017), e na realização de entrevistas semiestruturadas com as suas docentes. Mediante os estudos realizados, concluiu-se que os contos de fadas ainda fazem parte do imaginário dos meninos e das meninas – apesar das recentes discussões voltadas à necessidade de ampliação do repertório literário infantil para além das histórias tradicionais –, que têm os seus enredos e personagens típicos conhecidos através de diferentes formatos, versões e adaptações. Além disso, foram discutidas as potencialidades dessas narrativas marcadas pela
presença do maravilhoso, que, através do apelo à imaginação, favorecem a construção de subjetivações e resoluções de conflitos internos das crianças em suas diferentes fases de desenvolvimento, além do seu rico repertório cultural fundamental à inserção dos pequenos na cultura letrada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|