Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Janara Luiza Paiva Botelho-
dc.date.accessioned2024-04-26T19:02:41Z-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-04-26T19:02:41Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/39314-
dc.description.abstractUnderstanding the dilemmas that pedagogical coordinators face in their effective role of training teachers, in order to build together a space for study, sharing, reflection and production of materials, focusing on the relationship between Literacy and Early Childhood Education, led to the development of this individual work plan, a requirement for completing the Professional Master's Degree in Curriculum, Literature and Pedagogical Innovations, from the Faculty of Education of the Universidade Federal da Bahia. This plan is theoretically and methodologically linked to the research “Estou por um triz de dar passos atrás” (I'm about to take steps backwards): the dilemmas of the pedagogical coordinator of Kimimo Boa Vista School – Seabra/BA – regarding the concept of Literacy in Early Childhood Education. This intervention proposal envisages the organization of a technical-technological product to be consolidated on a digital platform – website – which will make available the portfolio of pedagogical documentation, whose objective is the materialization of training devices that may be important for training spaces for teachers, pedagogical coordinators and other related educators from the perspective of professional practice that involves the theory and practice of Literacy in a constructivist psychogenetic perspective through the experiences lived by a group of teachers of children aged four to five years and eleven months.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectDocumentação Pedagógicapt_BR
dc.subjectPortfólio como dispositivo de formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Documentaçãopt_BR
dc.subjectPortfólio em educaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteracypt_BR
dc.subject.otherEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.otherContinuing trainingpt_BR
dc.subject.otherPedagogical documentationpt_BR
dc.subject.otherPortfolio as a devicept_BR
dc.titleDocumentação pedagógica em contexto: a construção colaborativa de portfólio como dispositivo para a formação de professores da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista – Seabra/BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programColeções por área do conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Zen, Giovana Cristina-
dc.contributor.referee1Zen, Giovana Cristina-
dc.contributor.referee2Augusto, Silvana de Oliveira-
dc.contributor.referee3Sá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7519590482420783pt_BR
dc.description.resumoCompreender os dilemas pelos quais passam os coordenadores pedagógicos em sua efetiva função de formar professores, no sentido de construírem juntos um espaço de estudo, partilha, reflexão e produção de materiais, com recorte na relação entre Alfabetização e Educação Infantil, moveu a elaboração deste plano individual de trabalho, requisito para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Este plano se articula teórico e metodologicamente à pesquisa “Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista – Seabra/BA – frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil. Essa proposta de intervenção prevê a organização de um produto técnico-tecnológico a se consolidar em plataforma digital – site – que aportará o portfólio da documentação pedagógica, cujo objetivo é a materialização de dispositivos de formação que possa ser importante para espaços formativos de professores, coordenadores pedagógicos e outros educadores afins na perspectiva do fazer profissional que envolve a teoria e prática da Alfabetização na perspectiva construtivista psicogenética por meio das experiências vividas por um grupo de professoras de crianças de quatro a cinco anos e onze meses de idade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesAGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesco. Chapecó-SC: Argos, 2009. ALMEIDA, Verônica D.; SÁ, Maria Roseli G. B. de. Concepções de Intervenção do Mestrado Profissional em Educação: tessituras curriculares de uma pesquisa. Trabalho apresentado na 38ª Reunião da ANPED. São Luis – Ma: Anais da 38ª Reunião da ANPED, 2017. DELEUZE, Gilles. O dispositivo. Colunas Tortas. 2021. Disponível em: <https://colunastortas.com.br/o-dispositivo-gilles-deleuze/>. Acesso em: 20 nov. 2023. GARDNER, Howard. Educación Artística y Desarrollo Humano. Barcelona: Piados, 1994. MACEDO, Roberto Sidenei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Libro Editora, 2010. MONKEN, Eliane. Material em Power point sobre portfólio. Belo Horizonte, 2011. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Tradução Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2019. SHORES, Elisabeth F.; GRACE, Cathy. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para professores. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001. VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005. ZABALZA, M. Z. Diários de aula: contributos para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Tradutores José Augusto Pacheco e José Machado. Porto: Porto Editora, 1994. ZEN, G. Cristina. A formação continuada como um processo experiencial: a transformação dos educadores de Boa Vista do Tupim. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, p. 226. 2014.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PTT - PRODUÇÃO TÉCNICA-TECNOLÓGICA - Janara Oliveira (revisado).pdf511,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.