Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Janara Luiza Paiva Botelho | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T19:02:41Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25 | - |
dc.date.available | 2024-04-26T19:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39314 | - |
dc.description.abstract | Understanding the dilemmas that pedagogical coordinators face in their effective role of
training teachers, in order to build together a space for study, sharing, reflection and production
of materials, focusing on the relationship between Literacy and Early Childhood Education, led
to the development of this individual work plan, a requirement for completing the Professional
Master's Degree in Curriculum, Literature and Pedagogical Innovations, from the Faculty of
Education of the Universidade Federal da Bahia. This plan is theoretically and
methodologically linked to the research “Estou por um triz de dar passos atrás” (I'm about to
take steps backwards): the dilemmas of the pedagogical coordinator of Kimimo Boa Vista
School – Seabra/BA – regarding the concept of Literacy in Early Childhood Education. This
intervention proposal envisages the organization of a technical-technological product to be
consolidated on a digital platform – website – which will make available the portfolio of
pedagogical documentation, whose objective is the materialization of training devices that may
be important for training spaces for teachers, pedagogical coordinators and other related
educators from the perspective of professional practice that involves the theory and practice of
Literacy in a constructivist psychogenetic perspective through the experiences lived by a group
of teachers of children aged four to five years and eleven months. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Documentação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Portfólio como dispositivo de formação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Documentação | pt_BR |
dc.subject | Portfólio em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Literacy | pt_BR |
dc.subject.other | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject.other | Continuing training | pt_BR |
dc.subject.other | Pedagogical documentation | pt_BR |
dc.subject.other | Portfolio as a device | pt_BR |
dc.title | Documentação pedagógica em contexto: a construção colaborativa de portfólio como dispositivo para a formação de professores da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista – Seabra/BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Coleções por área do conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zen, Giovana Cristina | - |
dc.contributor.referee1 | Zen, Giovana Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Augusto, Silvana de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7519590482420783 | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreender os dilemas pelos quais passam os coordenadores pedagógicos em sua efetiva função de formar professores, no sentido de construírem juntos um espaço de estudo, partilha, reflexão e produção de materiais, com recorte na relação entre Alfabetização e Educação Infantil, moveu a elaboração deste plano individual de trabalho, requisito para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Este plano se articula teórico e metodologicamente à pesquisa “Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista – Seabra/BA – frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil. Essa proposta de intervenção prevê a organização de um produto técnico-tecnológico a se consolidar em plataforma digital – site – que aportará o portfólio da documentação pedagógica, cujo objetivo é a materialização de dispositivos de formação que possa ser importante para espaços formativos de professores, coordenadores pedagógicos e outros educadores afins na perspectiva do fazer profissional que envolve a teoria e prática da Alfabetização na perspectiva construtivista psicogenética por meio das experiências vividas por um grupo de professoras de crianças de quatro a cinco anos e onze meses de idade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.relation.references | AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesco. Chapecó-SC: Argos, 2009.
ALMEIDA, Verônica D.; SÁ, Maria Roseli G. B. de. Concepções de Intervenção do
Mestrado Profissional em Educação: tessituras curriculares de uma pesquisa.
Trabalho apresentado na 38ª Reunião da ANPED. São Luis – Ma: Anais da 38ª
Reunião da ANPED, 2017.
DELEUZE, Gilles. O dispositivo. Colunas Tortas. 2021. Disponível em: <https://colunastortas.com.br/o-dispositivo-gilles-deleuze/>. Acesso em: 20 nov. 2023.
GARDNER, Howard. Educación Artística y Desarrollo Humano. Barcelona: Piados, 1994.
MACEDO, Roberto Sidenei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Libro Editora, 2010.
MONKEN, Eliane. Material em Power point sobre portfólio. Belo Horizonte, 2011.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Tradução Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2019.
SHORES, Elisabeth F.; GRACE, Cathy. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para professores. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005.
ZABALZA, M. Z. Diários de aula: contributos para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Tradutores José Augusto Pacheco e José Machado. Porto: Porto Editora, 1994.
ZEN, G. Cristina. A formação continuada como um processo experiencial: a transformação dos educadores de Boa Vista do Tupim. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, p. 226. 2014. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)
|